domingo, 1 de setembro de 2013

Livros que foram adaptados para o cinema!



Hoje eu vou falar de 5 livros adaptados para o cinema. Não li todos, porém vi todos e super indico. Com temas diferentes, os filmes são impactantes.




1. Clube da Luta (Fight Club)

Filme aclamado pela crítica por sua excelente adaptação, Clube da Luta é um ícone e não há quem fale de filmes ultra violentos sem citá-lo, assim como Laranja Mecânica.

No livro que originou o filme, Palahniuk, o escritor, faz críticas fortes ao consumismo. Tyler, o narrador, compra coisas novas para o apartamento inteiro para se sentir melhor, mas perde tudo e sua vida ganha sentindo a partir daí.

David Fincher conseguiu traduzir bem a mensagem, as reflexões, a polêmica do livro para a linguagem do cinema.





 2. Trainspotting

Trainspotting (1996) é um filme que conta a vida de um grupo de jovens viciados em heroína em Edimburgo (Escócia). Baseado no livro de 1993 escrito por Irvine Welsh, adaptado para o cinema por Danny Boyle, que também foi aclamado pela crítica. O filme é bem pesado, Danny Boyle não poupa cenas fortes na adaptação e dizem que o livro é ainda mais forte. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas o filme é um dos meus preferidos.





 3 . Lolita

Lolita, se você for como eu, que prefere adaptações o mais fiel possível e não que apenas se assemelhe ao livro, não vai gostar muito. Parte da adaptação de Stanley Kubricks foi rejeitada por Vladimir Nabokov.

O livro tem coisas repugnantes, que te fazem perder o fôlego e ter vontade de deixá-lo de lado. Na época em que Lolita foi filmado por Kubricks, a censura estava muito presente, pois a sociedade possuía valores morais fortes, então ele retirou as cenas de sexo.

O que menos me agrada nesta adaptação, é o fato de não estar explícito que Humbert Humbert conta a história do ponto de vista dele, que pode não ser daquela maneira, o que te faz ter muitas dúvidas no livro e no filme isso não é abordado.

Já o que mais agrada, é a caracterização dos personagens. Apenas Lolita não é como no livro, ela é mais velha devido a censura.





 4. Réquiem para um Sonho (Requiem for a Dream)

Como não amar o que Darren Aronofsky faz? Mesmo diretor de Cisne Negro, em Requiem ele nos dá uma verdadeira aula sobre o mundo dos vícios.

Esse filme é inesquecível e perturbador, ainda não tive coragem para ler o livro.

Aronofsky é simplesmente genial nessa adaptação, suas técnicas de cortes rápido, a trilha sonora, a rapidez da trama toda.





 5. Geração Prozac (Prozac Nation)

Prozac Nation é a adaptação do livro autobiográfico de Elizabeth Wurtel.
  O filme mostra uma vida conturbada e sem rumo. Após entrar em Havard, Lizzie conhece o sexo e as drogas, se afunda em depressão e é resgatada gradativamente com Prozac. O filme é uma crítica da época ao consumo excessivo de antidepressivos nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário